Encontro de Saberes 2021

1. Condições para Participação e submissão de resumos

A participação no Encontro de Saberes é aberta a toda comunidade. Para submissão de trabalhos é necessário realizar a inscrição na página do evento (https://www.encontrodesaberes.ufop.br/). A submissão do trabalho deve ser realizada pelo responsável pela apresentação no dia do evento, que obrigatoriamente, deverá ser um dos autores.

1.1. Cada inscrição no site do Encontro de Saberes permitirá ao inscrito:

• Submeter um trabalho no XIX Seminário da Iniciação Científica (SEIC)
• Submeter um trabalhopara a II Mostra de Inovação e Tecnologia (MIT)
• Submeter um trabalho para a VI Mostra de Pós-Graduação (MPPG)
• Submeter um trabalho referente a projetos de Extensão (UFOP) para o SEXT (Seminário de Extensão)
• Submeter um trabalho referente à experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid - UFOP) para a Mostra PIBID
• Submeter um trabalho referente à experiência no Programa de Educação Tutorial (PET-UFOP) para a Mostra PET
•Submeter um trabalho referente à experiência no Programa Pró-Ativa desenvolvida em 2020/2021.
•Submeter um trabalho referente à atividade desenvolvida no âmbito do Programa Residência Pedagógica.
• Submeter um trabalho referente à experiência em mobilidade acadêmica internacional para o VII Seminário de Internacionalização (SEINTER)
• Submeter um trabalho na Mostra PIDIC/BIDA PRACE (Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência/Bolsa de Incentivo ao Desenvolvimento Acadêmico)


1.2. Alunos de outras instituições somente poderão submeter trabalhos no SEIC, no MIT e na Mostra dos Programas de Pós-Graduação cadastrados como Iniciação Científica ou projetos de pós-graduação em suas respectivas instituições. As demais mostras do Encontro de Saberes receberão submissões somente de alunos da UFOP.

1.3. Os estudantes deverão preencher o formulário de inscrição na página do evento e fazer a submissão de seu trabalho de acordo com as orientações das mostras do evento. Para acessar as orientações e normas para submissão de seu trabalho clique na respectiva mostra ou seminário:

Seminário de Iniciação Científica - SEIC
Mostra da Pós-Graduação - MPPG
Mostra de Inovação e Tecnologia - MIT
Seminário de Extensão - SEXT
Seminário de Internacionalização - SEINTER
Mostra PIDIC
Mostra BIDA
Mostra PET
Mostra PIBID
Mostra Pró-Ativa
Mostra Residência Pedagógica

1.4. Os estudantes se responsabilizam pela veracidade dos dados informados no formulário de submissão de artigos, bem como pelo seu conteúdo e originalidade.

1.5. Caso o apresentador seja outro que não o autor que submeteu o resumo, o mesmo deve obrigatoriamente estar inscrito no evento e ser um dos autores do trabalho. No caso do SEINTER, a submissão e a apresentação são obrigatoriamente do aluno que esteve em mobilidade acadêmica internacional.

1.6. É de responsabilidade do autor que está submetendo o trabalho inserir o nome de cada um dos coautores. Há um limite de 15 autores por trabalho. Os nomes não cadastrados não serão impressos no certificado.

1.7.Caso o autor não tenha inserido o nome de todos os coautores, o período para inserção de novos nomes será o mesmo período de edição dos trabalhos.

1.8. Se o aluno de Iniciação Científica da UFOP já se formou é de responsabilidade do ex-aluno e do orientador a apresentação do trabalho, conforme Termo de Compromisso assinado. Entretanto, outro aluno que tenha participado do trabalho e que conste como coautor do mesmo, poderá ser inserido como apresentador, no caso da impossibilidade de participação do ex-aluno. Caso o trabalho não seja apresentado, o ex-aluno ficará inadimplente com a UFOP, não podendo receber declarações ou atestados da instituição. Também o docente orientador sofrerá penalidades junto à PROPP até a resolução da inadimplência.

1.9. Alunos que retornaram da mobilidade acadêmica internacional no modelo presencial, híbrido ou virtual no ano de 2021 e que eventualmente já tenham se formado também deverão participar do SEINTER, conforme exposto nos editais de seleção e no Termo de Ciência e Responsabilidade apresentado antes do início da mobilidade.

1.10. Os pós-graduandos bolsistas que têm mais de 75% do tempo regular de mestrado e doutorado concluídos (18 e 36 meses, respectivamente) estão convocados para apresentação de seus trabalhos na Mostra dos Programas de Pós-Graduação (MPPG). Para os demais alunos da pós-graduação a apresentação de trabalhos na MPPG é facultativa.

1.11. Ao encaminhar seu resumo para publicação, o autor estará concordando com eventual publicação de Anais do evento.

1.12. A submissão da informação sobre o link do vídeo no Sistema de Submissão do Encontro de Saberes ou através do envio por e-mail implica na autorização do uso pela UFOP das imagens produzidas, com o objetivo, dentre outros, de valorizar e ampliar o alcance da produção científica da UFOP, podendo ficar acessível ao público desde o momento de seu recebimento.

1.13. O(A) orientador(a) assume total responsabilidade sobre o conteúdo do vídeo e autoriza sua divulgação. O orientador será responsável por observar e atender eventuais cláusulas de propriedade intelectual em contratos, convênios ou outros instrumentos em cujo escopo tenha sido obtido dos resultados apresentados no vídeo.


2. Taxa de Inscrição
O evento deste ano será totalmente gratuito.

2.1. A participação de pessoas da comunidade acadêmica e externa é gratuita e livre.


3. Condições para submissão de minicursos virtuais

3.1. A participação nos minicursos oferecidos durante o Encontro de Saberes é aberta a todos interessados inscritos no prazo.

3.2. Para submissão dos minicursos é necessário realizar a inscrição no evento. A submissão dos minicursos deve ser realizada pelo professor/técnico ou aluno de Pós-Graduação que irá apresentá-lo.

3.3. Para a apresentação os proponentes deverão estar inscritos no Encontro de Saberes. Qualquer minicurso submetido fora deste cronograma não será apreciado, independente de justificativa.

3.4. Proponentes de outras instituições poderão submeter propostas.

3.5. Os proponentes deverão preencher o formulário de inscrição e fazer a submissão de seu minicurso.

3.6. Os proponentes se responsabilizam pela veracidade dos dados informados no formulário de submissão do minicurso, bem como pelo seu conteúdo e originalidade.


3.7. Caso o ministrante seja diferente do proponente que submeteu o minicurso, o mesmo deve obrigatoriamente estar inscrito no evento.


3.8. O proponente que submeteu o minicurso deverá informar antes do início do evento qualquer eventual alteração em relação ao ministrante do mesmo.



Eventuais dúvidas sobre esta chamada de artigos deverão ser enviadas para:

SEIC, MIT e Mostra da Pós-Graduação seicpos.propp@ufop.edu.br
SEXT administracao.proex@ufop.edu.br
Mostra PET peticsaufop@gmail.com
Mostra PIBID ufop.pibid@gmail.com ou fabio.silva@ufop.edu.br
Mostra Residência Pedagógica residenciapedagogica.prograd@ufop.edu.br
Mostra Pró-Ativa nap.prograd@ufop.edu.br
SEINTER international@ufop.edu.br
Mostra PIDIC e BIDA orientacaoestudantil.prace@ufop.edu.br