Encontro de Saberes 2020

1. Condições para Participação e submissão de resumos

A participação no Encontro de Saberes é aberta a toda comunidade. Para submissão dos resumos ou vídeos/pôsteres dos trabalhos é necessário realizar a inscrição no evento. A submissão do resumo ou vídeo/pôster do trabalho deve ser realizada pelo responsável pela apresentação do trabalho, que obrigatoriamente deverá ser um dos autores do mesmo.

1.1. Cada inscrição no site do Encontro de Saberes permitirá ao inscrito:

• Submeter um trabalho no XXVIII SEIC (Seminário da Iniciação Científica)
• Submeter um trabalhopara a I MIT (Mostra de Inovação e Tecnologia)
• Submeter um trabalho para a V Mostra da Pós-Graduação
• Submeter um trabalho referente a projetos de Extensão (UFOP) para o SEXT (Seminário de Extensão)
• Submeter um trabalho referente à experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid - UFOP) para a Mostra PIBID
• Submeter um trabalho referente à experiência no Programa de Educação Tutorial (PET-UFOP) para a Mostra PET
• Submeter um trabalho referente à experiência em mobilidade acadêmica internacional para o VI SEINTER (Seminário de Internacionalização)
• Submeter um trabalho na Mostra PIDIC/BIDA/PRACE (Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência/Bolsa de Incentivo ao Desenvolvimento Acadêmico)


1.2. Alunos de outras instituições serão bem vindos e só poderão submeter ao SEIC, ao MIT, à Mostra da Pós-Graduação trabalhos cadastrados como Iniciação Científica ou Internacionalização em suas respectivas instituições. As demais mostras do Encontro de Saberes receberão submissões somente de alunos da UFOP.

1.3. Os estudantes deverão preencher o formulário de inscrição na página do evento e fazer a submissão de seu trabalho de acordo com as orientações da mostra a qual pertence. Para acessar as orientações e normas de cada mostra, clique nos links abaixo:

Seminário de Iniciação Científica - SEIC
Mostra da Pós-Graduação - MPPG
Mostra de Inovação e Tecnologia - MIT
Seminário de Extensão - SEXT
Seminário de Internacionalização - SEINTER
Mostra PIDIC
Mostra BIDA
Mostra PET
Mostra PIBID

1.4. Os estudantes se responsabilizam pela veracidade dos dados informados no formulário de submissão de artigos, bem como pelo seu conteúdo e originalidade.

1.5. Caso o apresentador seja outro que não o autor que submeteu o resumo, o mesmo deve obrigatoriamente estar inscrito no evento e ser um dos autores do trabalho. No caso do SEINTER, a submissão e a apresentação são obrigatoriamente do aluno que esteve em mobilidade acadêmica internacional.

1.6. É de responsabilidade do autor que está submetendo o trabalho inserir o nome de cada um dos coautores. Há um limite de 15 autores por trabalho. Os nomes não cadastrados não serão impressos no certificado.

1.7.Caso o autor não tenha inserido o nome de todos os coautores, o período para inserção de novos nomes será o mesmo período de edição dos trabalhos.

1.8. Se o aluno de Iniciação Científica da UFOP já se formou é de responsabilidade do ex-aluno e do orientador a apresentação do trabalho, conforme Termo de Compromisso assinado. Entretanto, outro aluno que tenha participado do trabalho e que conste como coautor do mesmo, poderá ser inserido como apresentador, no caso da impossibilidade de participação do ex-aluno. Caso o trabalho não seja apresentado, o ex-aluno ficará inadimplente com a UFOP, não podendo receber declarações ou atestados da instituição. Também o docente orientador sofrerá penalidades junto à PROPP até a resolução da inadimplência.

1.9. Alunos que retornaram da mobilidade acadêmica internacional no ano de 2020 e que eventualmente já tenham se formado também deverão participar do SEINTER, conforme exposto nos editais de seleção e no Plano de Trabalho apresentado antes da viagem ao exterior.

1.10. Os pós-graduandos bolsistas que tem mais de 75% do tempo regular de mestrado e doutorado concluídos (18 e 36 meses, respectivamente) estão convocados para apresentação de seus trabalhos na Mostra da Pós-Graduação.

1.11. Ao encaminhar seu resumo para publicação, o autor estará concordando com eventual publicação de Anais do evento.

1.12. A submissão da informação sobre o link do vídeo/pôster no Sistema de Submissão do Encontro de Saberes ou através do envio por e-mail implica na autorização do uso pela UFOP das imagens produzidas, com o objetivo, dentre outros, de valorizar e ampliar o alcance da produção científica da UFOP, podendo ficar acessível ao público desde o momento de seu recebimento.

1.13. O(A) orientador(a) assume total responsabilidade sobre o conteúdo do vídeo e autoriza sua divulgação. O orientador também será responsável por observar e atender eventuais cláusulas de propriedade intelectual em contratos, convênios ou outros instrumentos em cujo escopo tenha sido obtido dos resultados apresentados no vídeo/pôster.


2. Taxa de Inscrição
O evento deste ano será totalmente gratuito.

2.1. A participação de pessoas da comunidade acadêmica e externa é gratuita e livre.


3. Formato dos Resumos

3.1. Os resumos deverão conter introdução, objetivo, metodologia, resultados obtidos e conclusão, tendo no mínimo 1300 e no máximo 2000 caracteres (com espaços). Para os eventos que receberãovídeos/pôsteres apenas o link do vídeo deverá ser inserido no campo do resumo. No caso do SEINTER, o questionário disponível no sistema do Encontro de Saberes deverá ser preenchido e será o roteiro para a gravação do vídeo. O link do vídeo deverá ser informado por meio do formulário a ser enviado aos inscritos. Informações adicionais estão disponíveis aqui.

3.2. Para inserir os demais autores (orientador, coorientador e/ou outros coautores) é necessário informar os seguintes dados: CPF, nome completo, e-mail e instituição de origem dos mesmos.

3.3. Atenção ao correto preenchimento nos campos disponibilizados pelo sistema que se referem ao apoio financeiro, à agência de fomento, dentre outros.

3.4. O recebimento do resumo será confirmado mediante e-mail enviado pelo sistema, portanto fique atento quanto à digitação do endereço eletrônico correto para evitar erros. Verifique sempre sua caixa de spam.

3.5. A análise dos resumos abrangerá os seguintes aspectos: objetivos claramente definidos, metodologia adequada, resultados apresentados com clareza e conclusões embasadas nos resultados. Portanto, NÃO é resumo de projeto.

3.6. A qualidade do texto (gramática, ortografia e digitação) será também considerada como critério de avaliação.


4. Formato do Vídeo/Pôster

4.1. No Encontro de Saberes 2020, o vídeo/pôster substituirá as apresentações presenciais (pôsteres e apresentações orais) nos seguintes eventos: XXVIII Seminário da Iniciação Científica –SEIC, V Mostra da Pós-Graduação – MPPG, I Mostra de Inovação e Tecnologia – MIT e a V Mostra PIBID (Tutorial para o vídeo/pôster). Os participantes do VI SEINTER também deverão enviar uma apresentação em vídeo, conforme as instruções disponíveis aqui.

4.2. Os vídeos/pôsteres deverão ser de curta duração (tipo pitch) sobre o trabalho a ser apresentado no Encontro de Saberes 2020, e podem ser feitos utilizando-se celular ou câmera comum, ou mesmo um computador ou laptop.

4.3. Os seguintes elementos devem compor a vinheta de abertura, o conteúdo e os créditos do vídeo:

  1. título do projeto;
  2. nomes do aluno/voluntário/bolsista, do coordenador e da equipe do projeto (autores e coautores);
    Os itens i) e ii) poderão ser brevemente falados no vídeo ou apresentados por meio de vinheta editada posteriormente. Esta informação também poderá ser apresentada por escrito no vídeo ou no campo de descrição do vídeo, no YouTube®;
  3. objetivos do trabalho, metodologia utilizada, resultados obtidos, conclusão embasadas nos resultados e agradecimentos;
  4. Evidenciar como os resultados do projeto podem contribuir ou contribuíram para o bem-estar das pessoas e para a área do conhecimento, e seu impacto para a sociedade;
  5. Em agradecimentos, fazer a menção explícita à UFOP (com o nome da Universidade em português, e a marca/logo) e às agências de fomento e outras fontes de apoio;

4.4. Duração e linguagem do vídeo:

  1. O vídeo deverá estar em formato digital, com a duração entre 4 e 7 minutos;
  2. A linguagem deve ser clara, direta e adequada a um público do âmbito acadêmico, porém com termos simples em substituição, sempre que possível, aos termos técnico-científicos.
  3. Deve expor idéias, produtos ou tecnologias de maneira objetiva, rápida, clara e facilitada, evidenciando o diferencial e a contribuição e as possíveis aplicações.
  4. Vídeos com conteúdo ofensivo ou comercial não serão aceitos e poderão ensejar penalização ao(s) autor(es).
  5. Em agradecimentos, fazer a menção explícita à UFOP (com o nome da Universidade em português, e a marca/logo) e às agências de fomento e outras fontes de apoio;


4.5. Formato e Conteúdo do vídeo

  1. O vídeo deverá ser produzido em orientação horizontal (paisagem/landscape), com resolução mínima de imagem de 1024 x 768 pixels, com a proporção de 16:9.
  2. Para garantir a qualidade do vídeo, evite ruídos externos, tais como vento e equipamentos de laboratório em funcionamento, eco, entre outros.
  3. O conteúdo poderá ser narrativo, descritivo podendo, também, conter entrevistas, apresentações, ilustrações, animações, música dentre outros desde que vinculado ao projeto a ser apresentado.

4.6. Após a edição do vídeo/pôster e sua postagem na plataforma YouTube® o link do vídeo deverá ser inserido no campo RESUMO do Sistema de Submissão do Encontro de Saberes 2020.


5. A Apresentação Oral

5.1. As apresentações orais de trabalhos serão feitas apenas nos eventos dos Programas vinculados à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis/PRACE. São eles: III Mostra PIDIC/PRACE e I Mostra BIDA/PRACE.

5.2. Em relação às apresentações orais da Mostra PIDIC/PRACE e I Mostra BIDA/PRACE, o formato de apresentação, nos dias do evento, será unicamente na modalidade de “comunicação oral”, na qual o apresentador terá 10 minutos para realizar a apresentação através do formato PowerPoint, contendo: 1. Introdução sobre a ação; 2. Objetivos e metodologia de atuação; 3. Resultados alcançados; 4. Oportunidades e dificuldades vivenciadas durante o desenvolvimento das atividades remotas; 5. Conclusão. .


6. A Apresentação “Roda de Conversa”

6.1. Os inscritos no VI SEINTER deverão gravar um vídeo sobre a sua experiência de mobilidade acadêmica internacional e participar de uma Roda de Conversa, ao vivo, com demais estudantes que realizaram intercâmbio e retornaram em 2020.

6.2. Cada inscrito será indicado para participar de uma “Roda de Conversa”, que ocorrerá ao vivo, por meio da plataforma Google Meet, durante o período do evento. As Rodas de Conversa serão mediadas por representantes da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAINT) e da Comissão Permanente de Internacionalização (CPInter) que conduzirão as discussões de forma a envolver o máximo possível os participantes e a garantir a boa dinâmica do debate.

6.3. Durante a Roda de Conversa os participantes serão estimulados a compartilhar suas experiências de mobilidade acadêmica internacional, com base nas informações prestadas no questionário submetido durante a inscrição e também responderão a perguntas feitas pelos mediadores e pelo público.

6.4. Cada Roda de Conversa terá duração de duas horas. As datas e os horários de apresentação serão definidos pela Comissão Organizadora do VI SEINTER e informados previamente, via e-mail, aos participantes.


7. Condições para submissão minicursos virtuais

7.1. A participação nos minicursos oferecidos durante o Encontro de Saberes é aberta a todos interessados inscritos até o dia 23 de novembro de 2020.

7.2. Para submissão dos minicursos é necessário realizar a inscrição no evento. A submissão dos minicursos deve ser realizada pelo professor/técnico ou aluno de Pós-Graduação que irá apresentá-lo.

7.3. Para a apresentação os proponentes deverão estar inscritos no Encontro de Saberes. Qualquer minicurso submetido fora deste cronograma não será apreciado, independente de justificativa.

7.4. Proponentes de outras instituições poderão submeter propostas.

7.5. Os proponentes deverão preencher o formulário de inscrição e fazer a submissão de seu minicurso.

7.6. Os proponentes se responsabilizam pela veracidade dos dados informados no formulário de submissão do minicurso, bem como pelo seu conteúdo e originalidade.

7.7. Caso o ministrante seja diferente do proponente que submeteu o minicurso o mesmo deve obrigatoriamente estar inscrito no evento.

7.8. O proponente que submeteu o minicurso deverá informar antes do início do evento qualquer eventual alteração em relação ao ministrante do mesmo.



Eventuais dúvidas sobre esta chamada de artigos deverão ser enviadas para:

SEIC, MIT e Mostra da Pós-Graduação seicpos.propp@ufop.edu.br
SEXT administracao.proex@ufop.edu.br
Mostra PET e Mostra PIBID nap.prograd@ufop.edu.br
SEINTER international@ufop.edu.br
Mostra PIDIC e BIDA orientacaoestudantil.prace@ufop.edu.br