A universidade de hoje vai muito além de um espaço de formação acadêmica. Ela é um agente de transformação social, promovendo conexões essenciais entre ensino, pesquisa, extensão, cultura e inovação tecnológica que inspiram mudanças significativas na sociedade.
Este evento, com o tema “Conexões que Inspiram: o Papel da Universidade na Transformação Social”, convida à reflexão sobre como o conhecimento gerado na academia pode dialogar diretamente com os desafios sociais. O intuito é debater como podemos enfrentar problemas complexos nas esferas econômica, política, ambiental, cultural, ética e estética.
A pesquisa e seu impacto social
A pesquisa universitária não acontece em uma bolha. Ela está inserida em uma rede de relações complexas e reflete o contexto em que se encontra. As perguntas que guiam as investigações científicas muitas vezes nascem dos dilemas da sociedade, e as respostas elaboradas em laboratórios e grupos de pesquisa devem retornar à sociedade como soluções, críticas e novas possibilidades.
Ao reconhecer essa interconexão, a universidade fortalece seu papel no desenvolvimento profissional e na formação de egressos altamente qualificados. Ela produz um conhecimento que é, ao mesmo tempo, rigoroso e socialmente relevante.
A integração entre ensino, pesquisa, extensão, cultura e inovação tecnológica é o pilar da universidade pública brasileira. Esses pilares asseguram uma formação integral e crítica, alinhada com o compromisso social da educação superior.
No ensino, os conteúdos e as práticas são enriquecidos pelos resultados da pesquisa e pelas experiências da extensão, transformando a sala de aula em um espaço de reflexão sobre o mundo real.
Na pesquisa, os temas investigados envolvem as preocupações culturais da sociedade, mirando além do impacto prático. A pesquisa se torna um motor para a inovação, transformando descobertas em soluções que podem gerar patentes, startups e novas tecnologias.
Na extensão, a universidade se abre para a comunidade para além das trocas de saberes, valorizando as expressões culturais e saberes populares. A extensão passa a ser um canal para a inovação social, levando soluções tecnológicas e culturais a quem mais precisa.
Na cultura, a universidade se aproxima da identidade e dos valores da sociedade. A cultura atua como elo de conexão com a sociedade, inspirando a pesquisa, enriquecendo o ensino e servindo como base para projetos de extensão, garantindo que o conhecimento gerado seja culturalmente relevante.
Na inovação tecnológica está o resultado final de toda essa articulação. A inovação transforma o conhecimento produzido pela pesquisa, os valores da cultura, as experiências do ensino e as vivências da extensão em soluções concretas, que podem ser tanto um produto tecnológico quanto uma nova forma de organização social.
Essa dinâmica traz diversos benefícios:
Formação de qualidade: os estudantes se conectam mais com a realidade.
Excelência acadêmica: o conhecimento produzido se torna mais significativo.
Engajamento: estudantes se envolvem ativamente em pesquisa e inovação.
Compromisso social: a universidade reafirma seu papel transformador na sociedade.
A extensão como porta de entrada para a ciência
A participação em atividades de extensão tem um enorme potencial para despertar o interesse de estudantes, tanto do ensino superior quanto da educação básica, pela ciência e pela investigação. Projetos que se conectam com escolas, comunidades e organizações sociais aproximam os jovens das carreiras científicas, em especial nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), cultivando uma cultura de curiosidade, questionamento e inovação.
PROEXT-PG e a expansão do compromisso social
O fortalecimento de ações como o Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG) da Capes evidencia o esforço institucional em promover a integração entre formação acadêmica avançada e as necessidades concretas da população. A pós-graduação, ao se envolver com atividades extensionistas, amplia sua potência transformadora e reforça a relevância social do conhecimento produzido.
Ao celebrarmos essas conexões que inspiram, reafirmamos que a universidade só cumpre plenamente sua missão quando se compromete com os saberes e fazeres da sociedade, tornando-se um espaço vivo, crítico e transformador. Aqui, o conhecimento não é fim, mas caminho: caminho para a justiça, para a inovação e para a construção de um futuro mais digno para todos.
O XXXIII Seminário de Iniciação Científica (SEIC) da UFOP divulga pesquisas de estudantes de graduação e ensino médio vinculados a programas como PIBIC, PIBITI, PIP e PIVIC. Muitos projetos servem de base para a pós-graduação, contribuindo para a formação de recursos humanos, avanço científico e redução do tempo de titulação. Em 2025, será presencial, com submissão de resumos em texto e apresentação obrigatória dos alunos. O SEIC é fórum de troca de conhecimentos e incentivo à pesquisa.
O Seminário de Extensão e Cultura (SEXT + C) é organizado pela PROEX e seu objetivo principal é compartilhar as experiências das ações de extensão e cultura realizadas pela comunidade acadêmica da UFOP. Em 2025, no 26º SEXT + C, as ações serão apresentadas nos formatos de pôster, apresentação oral, cultural e exposição. Somente devem apresentar seus trabalhos no SEXT + C os projetos e cursos de extensão registrados na PROEX que realizaram atividades entre agosto de 2024 e julho de 2025.
O Seminário de Internacionalização (SEINTER) integra o Encontro de Saberes da UFOP e é organizado pela DRI. Em sua 11ª edição, contará com apresentações de estudantes da UFOP que realizaram mobilidade internacional, de alunos estrangeiros e de ações voltadas à internacionalização da educação superior. O evento busca democratizar experiências no exterior, ampliando o aprendizado coletivo entre estudantes, professores e técnico-administrativos da universidade.
A Mostra dos Programas de Pós-Graduação é um evento anual da UFOP que busca promover a divulgação científica de trabalhos de pós-graduação, fortalecendo o diálogo entre pesquisadores, comunidade acadêmica e sociedade. Seus objetivos incluem apresentar resultados de mestrado e doutorado, estimular a interação entre diferentes áreas do conhecimento, desenvolver habilidades de comunicação e divulgação científica e incentivar o engajamento da comunidade com a ciência.
A VI Mostra de Inovação e Tecnologia (MIT) da UFOP tem como objetivo divulgar atividades de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico de estudantes de graduação e pós-graduação. O evento inclui apresentação de projetos de iniciação científica, voluntariado em pesquisa e pós-graduação. Realizada no contexto do Encontro de Saberes, a MIT adota uma abordagem multidisciplinar, conectando áreas do conhecimento que contribuem para a inovação e o avanço tecnológico.
O Programa Pró-Ativa, criado em 1999 pela Prograd/UFOP, apoia projetos e planos de ação voltados à orientação acadêmica, visando à melhoria do ensino de graduação. Para socializar experiências, a XVII Mostra Pró-Ativa integra o Encontro de Saberes. Projetos aprovados pelos Editais Prograd nº 30 e nº 41/2025 deverão submeter resumos, apresentados presencialmente em comunicação oral. Haverá também espaço na plataforma UFOP Aberta para divulgação online dos trabalhos.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), fomentado pela Capes, é o maior programa de formação docente do Brasil. Seu objetivo é oferecer experiências de iniciação à docência, fortalecendo a formação de professores e a qualidade da educação básica pública. Na UFOP, iniciou-se em 2009, abrangendo licenciaturas presenciais e EaD em áreas como Alfabetização, Artes Cênicas, Música, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, História, Letras, Matemática, Peda...
O Programa de Educação Tutorial (PET) reúne grupos de estudantes de graduação sob tutoria docente, orientados pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Implantado na UFOP em 1992, iniciou com cinco grupos e, ao longo dos anos, expandiu-se para diversas áreas, incluindo Matemática, Engenharia Ambiental, Pedagogia, Física e Cidades Resilientes. No Encontro de Saberes 2025, os grupos apresentarão produções científicas, pesquisas, extensão, a Mostra PET e uma roda de conversa temática.
O Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência (PIDIC), criado pela PRACE em 2018, desenvolve ações afirmativas articuladas ao ensino, pesquisa e extensão para ampliar condições de permanência dos estudantes da graduação presencial da UFOP. Tem como objetivos promover igualdade de direitos, enfrentar discriminações, estimular inclusão social e cidadania, combater desigualdades e incentivar atividades que favoreçam a convivência nas Residências Estudantis.
O Programa de Desenvolvimento Social e Acadêmico (PRODESA) visa vincular estudantes em vulnerabilidade socioeconômica a projetos e atividades alinhados ao curso e às diretrizes do PNAES, contribuindo para sua formação acadêmica durante a permanência na UFOP. O programa incentiva ações que promovam os eixos da assistência estudantil, melhora a formação acadêmica e fortalece a inclusão social de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
A II Mostra de Periódicos da UFOP no Encontro de Saberes 2025 tem como objetivo divulgar e promover a troca de experiências entre editores e equipes de periódicos científicos vinculados à UFOP. O evento possibilita apresentar história, trajetória, estrutura e fluxos editoriais, compartilhando práticas e conhecimentos acumulados. Continuação da ação de 2024, visa aprimorar periódicos institucionais e projetos editoriais ligados à UFOP, incentivando a participação de profissionais do setor.